Até o momento, temos 9.730 vias cadastradas em 1.718 locais de 425 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.549 vias tradicionais, 4.454 vias esportivas, 598 lances de bouldering, 60 big walls, 8 vias de descida e 61 vias em artificial.
Descrição: Belíssima agulha de arenito, com dois cumes distintos, aos quais foram dados os nomes de Ponta do Mocó e Ponta do Lobo pelos autores da sua "Via Normal", via de conquista dos dois cumes.
Um lance de agarras leva à base da óbvia fenda larga, que foi conquistada com pro em dois hexentrics e dois friends grandes. Chega-se assim no lance de agarras negativo final (crux), onde havia um mocó mumificado, daí o nome dado a essa ponta.
Desescalando esse lance final pode se seguir por escalaminhada até o topo da outra ponta da agulha, a Ponta do Lobo.
O rapel foi feito com uma fita abandonada em um bico de pedra no colo entre as duas pontas.
Caminhando pelo Boqueirão (Baixão) das Mulheres é possível identificar facilmente as Pontas do Lobo e do Mocó, que ficam logo à frente da Cabeça de Orfeu.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.